sexta-feira, 3 de maio de 2013
Astronautas da ISS já tiraram mais de 1 milhão de fotos da Terra
(UOL) Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tiraram mais de um milhão de fotos, mostram dados da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). E, por mais de uma década, a Terra é o alvo preferido desses mais de 200 fotógrafos espaciais.
De novembro de 2000, quando a primeira nave tripulada atracou na ISS, até dezembro de 2012, quando a missão 34 chegou ao fim, 1.129.177 pontos do nosso planeta foram capturados pelas lentes dos astronautas.
A pesquisa feita pelo físico Nathan Bergey, no entanto, não compilou os dados da missão 35, que atualmente é comandada pelo canadense Chris Hadfield - o astronauta ficou famoso no Twitter e no Facebook por compartilhar, ao menos, cinco fotos diárias do nosso planeta.
Bergey, que usou os dados do laboratório de imagem do Centro Espacial Johnson, no Texas (EUA), diz que todo astronauta já fotografou nuvens, mas o que eles gostam mesmo é de registrar os seus lugares de origem. "A maioria das imagens são de massas de terra. Tenho certeza que cada astronauta [na ISS] já fez, ao menos, uma fotografia da cidade onde ele cresceu ou foi criado", explica.
Com a latitude e a longitude aproximada das imagens feitas do espaço, Bergey conseguiu achar a localização exata desse mais de um milhão de fotografias na Terra. É que o pesquisador de física aplicada queria ir além dos números e decidiu criar um mapa com os dados: cada clique feito a partir das janelas da ISS virou um ponto (pixel) em uma folha branca; e cada missão foi identificada por uma cor.
Como as costas, as ilhas e as cidades são "os alvos mais populares", ele diz que foi possível identificar o contorno dos continentes, resultando nesse mapa colorido. As cores roxo, azul claro e verde representam as missões mais fotográficas da ISS. Os tripulantes da missão 30 tiraram mais de 261 mil fotos, seguidas pelo grupo da missão 31, com 144,7 mil fotos, e pela equipe da missão 22, com 88,9 mil fotos.
----
Mais imagens aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário