quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nanodiamantes são encontrados em gelo na Groenlândia

(Terra) Cientistas encontraram nanodiamantes nas áreas congeladas da Groenlândia, diz estudo publicado na revista online Journal of Glaciology. As informações são do site Science News . A descoberta traz evidências para a controversa hipótese de que fragmentos de um cometa caíram sobre a América do Norte e Europa 12900 anos atrás.

"Há uma camada no gelo que contém grande quantidade de diamantes", disse em entrevista ao Science News James Kennett, profesor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Santa Barbara, Estados Unidos. "O mais interessante é que é a primeira descoberta de diamantes no gelo em qualquer ponto terrestre, incluindo os pólos. Os diamantes são tão pequenos que só podem ser observados com microscópios especiais. São trilhões de diamantes", completou.

Kennett falou que os diamantes na Groenlândia podem ser do mesmo período no qual os fragmentos de cometa, suspeita-se, caíram na área, o que necessitará de estudo e poderá provar se o cometa realmente deixou fragmentos na região.

A pesquisa foi iniciada em 2008. Cientistas de diversas universidades participaram da equipe, sendo 21 pesquisadores ao todo. O período no qual os diamantes devem ter surgido é o mesmo em que mamutes, camelos e tigres dente de sabre foram extintos na América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário