quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estudo indica o quão rápido cresce uma montanha

(Terra) Cientistas da Universidade do Colorado, Estados Unidos, realizaram estudo para descobrir em quanto tempo uma montanha cresce. A pesquisa indica uma velocidade média de 5 milímetros por ano. A pesquisa foi realizada nos Alpes do sudeste da Nova Zelândia. As informações são do site Our Amazing Planet.

Com a utilização de aparelhos de GPS, foi descoberta a velocidade de crescimento. "Escolhemos os Alpes da Nova Zelândia porque seu movimento tectônico é realmente rápido, então buscamos uma relação com o crescimento", disse Peter Molnar, participante do estudo, ao site.

Porém, os cientistas preferem, após a pesquisa, não afirmar até que ponto o crescimento tem relação com o movimento das placas tectônicas e com a erosão em vales montanhosos. Mas divulgaram que o movimento vertical das montanhas é maior perto do cume, mesmo não conhecendo a razão específica.

Para estudar a velocidade, os equipamentos foram colocados em vários pontos das montanhas, evitando locais em que os aparelhos corressem riscos de quebra. O próximo passo é tentar descobrir as razões de a velocidade média de crescimento ser essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário