domingo, 27 de junho de 2010

A lenda e o vulcão

Para quem mora pela região, o morro é apenas um serrote. Após a visita dos pesquisadores, descobrem que é um cone vulcânico. Moradores da área contam lendas envolvendo o Pão de Açúcar

(O Povo) Na BR-020, caminho para o município de Maranguape, o recorte diferente do relevo identifica o Pão de Açúcar, com cerca de 180 metros de altura, um dos cones vulcânicos na paisagem da Região Metropolitana de Fortaleza. A placa indica o distrito de Tucunduba, ainda em Caucaia. A professora Vanda Claudino Sales, do Departamento de Geografia da UFC, aponta para as rochas que afloram na base da formação geológica, evidência de atividade vulcânica. “São rochas vulcânicas, escuras, possuem muito ferro e magnésio”.

Danielle do Nascimento, 28, mora com o marido e os filhos numa casa cedida pelo dono da propriedade onde fica o vulcão. “Pra mim é novidade (isso ser um vulcão), não vou mentir”, diz um pouco espantada. Coube à professora Vanda continuar o diálogo. “Nunca vai acontecer nada não, ele está aí só para mostrar o que já aconteceu”, tranquiliza.

Serrote
Mas, para Danielle, já havia algo de diferente no “serrote”. “Eu sabia que tinha algum mistério nesse negócio aí. Porque as pessoas sempre têm lendas. O pessoal mais velho diz que aí tinha uma princesa encantada”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário