Menos vapor tem sido registrado na estratosfera; a água na atmosfera é um potente causador de efieto estufa
(Associated Press / Estadão) A diminuição no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ter sido causado por uma queda no vapor d'água da estratosfera, sugere um novo estudo.
Embora o clima continue a aquecer-se - a década de 2000 a 2009 foi a mais quente já registrada em termos globais - a elevação das temperaturas não foi tão pronunciada quanto nos anos 90.
Observações feitas com balões e satélites mostram que a quantia de vapor de água na camada a cerca de 16 km de altitude caiu a partir do anos 2000. A estratosfera se estende 12 km a 48 km acima da superfície terrestre.
A razão do declínio é desconhecida, segundo os pesquisadores liderados por Susan Solomon, da Administração Nacional de Atmosfera e Oceano (NOAA) dos EUA. O trabalho do grupo foi publicano online no website da revista Science.
O vapor é um poderoso gás do efeito estufa, e seu declínio na estratosfera poderia reduzir a taxa de aquecimento global esperada a partir do acúmulo de outros gases, como o dióxido de carbono.
De acordo com os cientistas, o vapor entra na estratosfera principalmente por conta do ar que ascende a partir dos trópicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário