quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aquecimento pode gerar tsunamis e sismos, dizem cientistas

(Terra / JB) Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos gigantescos e tsunamis podem se tornar mais frequentes à medida que o aquecimento global causa alterações na crosta terrestre, disseram cientistas. Mudanças geológicas relacionadas ao clima podem provocar também 'erupções de metano,' emissões de um potente gás do efeito estufa que hoje se encontra parcialmente armazenado em forma sólida sob o permafrost (solo permanentemente congelado) e o leito do mar, em quantidades superiores a todo o dióxido de carbono (CO2) hoje presente na atmosfera.

"A mudança climática não afeta só a atmosfera e os oceanos, mas também a crosta terrestre. Toda a Terra é um sistema interativo", disse à Reuters o professor Bill McGuire, do University College de Londres, na primeira grande conferência científica que discute os efeitos geológicos da mudança climática.

"Na comunidade política as pessoas estão quase totalmente alheias a qualquer aspecto geológico da mudança climática" acrescentou. Os especialistas reunidos na conferência olharam para o passado a fim de tentar prever futuras mudanças, examinando especialmente a turbulência climática ocorrida ao final da última era glacial, há cerca de 12 mil anos.

"Quando o gelo se desfaz, a crosta terrestre ricocheteia para cima e isso gera terremotos, o que provoca deslizamentos submarinos, o que causa tsunamis" disse McGuire, organizador da conferência de três dias.

David Pyle, da Universidade de Oxford, disse que pequenas mudanças na massa da superfície terrestre parecem afetar a atividade vulcânica em geral, não apenas em lugares onde há recuo do gelo. Padrões climáticos também parecem afetar a atividade vulcânica, e não só o contrário, disse ele na conferência.

Os oradores foram cuidadosos em sublinhar que a maioria das conclusões por enquanto se limita a hipóteses, mas disseram que parecem crescer as evidências de que o mundo poderá estar propenso a choques em uma vasta escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário