quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gelo no Ártico volta a crescer após forte degelo no verão

(Reuters / JB) O gelo no oceano Ártico começou a se expandir depois do terceiro maior degelo no verão, que permitiu que navios testassem uma nova rota ao norte da Rússia. - Parece que passamos a área mínima de gelo este ano - afirmou à Reuters Ola Johannessen, chefe do Centro Nansen de Ambiente e Percepção Remota na Noruega, nesta quinta-feira, com base em imagens de satélite indicando um pequeno aumento na área de gelo.

Muitos cientistas afirmam que a diminuição do gelo no Ártico nos últimos anos é um dos sinais mais fortes do aquecimento global. Líderes mundiais se encontrarão na sede da ONU em Nova York, no dia 22, para discutir um acordo climático mundial a ser firmado em dezembro.

No fim do verão ártico, em setembro de 2007, o gelo chegou a sua menor área desde que satélites passaram a realizar o monitoramento no fim dos anos 70. A mínima de 2009 é a terceira menor atrás da de 2008 em apenas 5 milhões de quilômetros quadrados.

- Ele se recuperou um pouco dos últimos dois anos, mas ainda está muito abaixo da média das últimas décadas - apontou. - A mínima provavelmente ocorreu nos últimos dois dias - afirmou Peter Wadhams, professor de física oceânica na Universidade de Cambridge, que estuda a grossura do gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário