segunda-feira, 11 de maio de 2009

Substância química é relacionada a réplicas de terremotos

(Xinhua / Terra) Anormalidades em algumas substâncias químicas estão relacionadas com as réplicas de terremotos, informaram fontes do Ministério da Rerra e dos Recursos do Estado na segunda-feira. De acordo com o responsável pelo Programa de Perfuração Científica na Falha Geológica de Wenchuan (WFSD, na sigla em inglês), especialistas encontraram, após monitorar mais de 3 mil réplicas, pequenos tremores após o grande sismo, que as mudanças na quantidade de gases hélio, metano e níton estão proximamente relacionadas.

A descoberta deu a chance para as pessoas entenderem a relação entre terremotos e anormalidades em substâncias químicas, segundo a fonte. O programa, que começou no dia 6 de novembro do ano passado, é o primeiro programa de perfuração pesquisadora da China após um terremoto para estudar o mecanismo de um sismo. O programa é reconhecido como o mais rápido de resposta a um terremoto.

O programa foi conduzido entra as zonas mais atingidas entre o distrito de Beichuan e a vila Yingxiu. O ponto mais profundo chegou a 741,5 metros neste domingo.Com a perfuração, os especialistas também encontraram mais de 20 zonas de fraturas deixadas por terremotos anteriores na história, o que pode providenciar evidências para o estudo de ciclos dos tremores.

Em Beijing, um mapa de 245 páginas do desastre em Wenchuan foi publicado, o último da série de cinco livros de avaliação e análise do terremoto que atingiu o sudoeste da China no último dia 12 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário