quinta-feira, 28 de agosto de 2014

NASA fotografa fitoplancton no mar de Barents


(Voz da Rússia) Diversas espécies revelam a tendência de dominar nas paisagens em diversas estações do ano. Os satélites da NASA registraram há pouco um destes momentos de “rendição da guarda”.

O aparelho The Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), instalado no satélite da NASA Aqua obteve uma fotografia que permite ver em cores naturais o florescimento do fitoplancton nas águas da Noruega e da Rússia em 10 de julho de 2014.

Na foto vê-se que na sua parte central e esquerda predominam espiras verdes, enquanto que nas partes alta e direita se encontram espiras azuis e cremes. Embora a espécie do fitoplancton possa ser determinada somente mediante a recolha de amostras de água, o estudo antecipado das fotos permite supor que o fitoplancton verde será, provavelmente, algas diatômicas, enquanto que o branco, os cocolitoforídeos.

Nas pesquisas anteriores supunha-se que as algas diatômicas (algas microscópicas com carapaça de dióxido de silício) começam a florescer nas aguas mistas da superfície na primavera e a predominar em princípios do verão. À medida em que a água se torna mais quente, isto é, desde os fins de julho até o outono, os cocolitoforídeos começam a florescer abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário