quinta-feira, 24 de julho de 2014

Rússia cria estação única capaz de registrar terremotos no Ártico


(Voz da Rússia) A empresa Morskie Innovatsii, juntamente com o Ministério das Emergências russo, desenvolveu uma estação sísmica profunda, que permite a coleta e transmissão de dados em tempo real sobre os eventos sísmicos nas águas ao longo da costa do Ártico.

Na zona do Ártico, a Federação Russa possui várias usinas nucleares, locais de baseamento de quebra-gelos nucleares e navios de guerra nucleares, objetos químicos e explosivos perigosos, elementos importantes de comunicação, que poderão se tornar causa de um desastre técnico.

O elemento principal do sistema de transporte do Ártico, que assegura o tráfego ao longo de todo o litoral da Federação da Rússia no oceano Ártico, é a Rota do Mar do Norte, que tem o potencial para se tornar uma importante artéria de transporte internacional.

A estação pode ser instalada a uma profundidade de 500 metros. De acordo com o Ministério das Situações de Emergência, em média, no território da zona ártica da Rússia anualmente ocorrem mais de 100 situações de emergência de caráter natural ou tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário