sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mistério dos monumentos de arenito desvendado

Geólogos descobrem, através de um estudo realizado em laboratório, que o segredo por detrás das formas dramáticas dos monumentos naturais de arenito é a gravidade.


(DN - Portugal) Jiri Bruthans, da Universidade de Charles, em Praga, afirma que o estudo realizado veio revelar o "Miguel Ângelo" por detrás de alguns dos monumentos rochosos mais famosos no mundo. O cientista explica que a erosão causada pelo vento e pela água não passam das ferramentas usadas pelo "escultor" natural, pois a forma de cada monumento rochoso resulta na realidade da tensão interna de cada rocha, aplicada pela força da gravidade.

Para realizar este estudo foram colhidas amostras da pedreira de Strelec, no norte da República Checa, cuja areia detém propriedades particulares convergentes, possibilitando a análise do fenómeno sob forma de um modelo acelerado. A qualidade da areia permitiu aos cientistas concluir que não só era possível prever a forma dos monumentos a partir de cálculos matemáticos como também havia a possibilidade de reproduzir uma galeria de relevos naturais já existentes.

Bruthans diz que, a partir dos testes realizados, se pode demonstrar de forma convincente que "à medida que o material vai sendo exposto à corrosão, este começa a acumular stress" levando os grãos a resistir em conjunto a uma maior erosão. "Pode ser completamente controlado", declarou ainda o cientista à BBC, "basta selecionar a direção a partir dos pontos em que se aplica a compressão".
----
Matéria similar no O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário