terça-feira, 15 de julho de 2014

Emissão de carbono deixa sul da Austrália mais seco, sugere estudo

Levantamento foi feito por cientistas da NOAA, dos Estados Unidos. Partes da Austrália foram afetadas por seca devastadora nos últimos anos.


(France Presse/G1) A emissão de gases causadores de efeito estufa e a redução da camada de ozônio estão deixando o sul da Austrália mais seco, alertaram cientistas em um estudo publicado nesta semana. Cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) informaram que o sul australiano sofreu um declínio nas chuvas que começou por volta de 1970 e se intensificou nas últimas quatro décadas.

A probabilidade é que a tendência se mantenha nas próximas décadas na maioria das partes da vasta região, reportou a equipe na revista "Nature Geoscience". "A seca é mais pronunciada no sudoeste da Austrália, com (prognósticos de) reduções totais no outono austral e na precipitação no inverno de aproximadamente 40% no final do século 21", destacaram.

Os dados sobre precipitação foram alimentados com um modelo de computador de alta resolução que simulou os impactos naturais e provocados pelo homem no sistema climático global. A queda na quantidade de chuvas se relacionou com um aumento das emissões de carbono que impelem o aquecimento global e com a redução da camada de ozônio por substâncias químicas à base de clorofluorcarbono (CFC), hoje proibidas.

Erupções vulcânicas e mudanças nos níveis de energia solar não foram fortes o suficiente para explicar a seca observada nas últimas décadas. Partes da Austrália foram afetadas por uma seca devastadora nos últimos anos.

Em março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que temperaturas com recorde de alta em 2013 teriam sido "virtualmente impossíveis" sem emissões humanas de gases de efeito estufa.

No verão de 2013-2014, foram registradas temperaturas sufocantes em Perth, no sudoeste, e em Adelaide, no sul, enquanto Sydney viveu seu verão mais seco em 27 anos, reportou o Climate Council, uma organização independente de vigilância.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário