sexta-feira, 6 de junho de 2014

Terremotos são responsáveis por surgimento de novas praias

Na ilha grega de Cefalônia, no Mar Jônico, surgiram novas praias após os terremotos ocorridos nos últimos meses


(Efe/Exame) Os terremotos ocorridos nos últimos meses na ilha grega de Cefalônia, no Mar Jônico, provocaram o surgimento de novas praias com a elevação de parte da ilha em 20 centímetros.

Os tremores ocorridos em janeiro e fevereiro, de 5,7 e 5,9 graus na escala Ritcher, deixaram inabitáveis centenas de casas em Cefalônia, além de causar grandes danos em suas infraestruturas.

Segundo informou nesta segunda-feira a imprensa local, um grupo de cientistas do departamento de Geologia da Universidade de Atenas descobriu que onde estavam, há pouco tempo, costas rochosas, tinham surgido praias, enquanto em outras praias já existentes, a superfície arenosa tinha aumentado em milhares de metros quadrados.

A equipe científica explicou que a razão para essa mudança é que o solo da península de Palikí, na ilha de Cefalônia, levantou cerca de 20 centímetros por conta dos tremores.

Além disso, suas pesquisas constataram que, em vários lugares, foi elevado o nível das caixas d'água subterrânea.

As mudanças no relevo são frequentes após terremotos fortes, como os que sacudiram Cefalônia no final de janeiro e no início de fevereiro.

Além disso muitas vezes, antes de terremotos grandes, foram detectadas mudanças no comportamento dos animais.

Nos dias que precederam os terremotos de Cefalônia, os pescadores da ilha tinham notado uma extraordinária escassez de pesca.

Além disso, vários habitantes da ilha grega observaram comportamentos pouco frequentes em seus animais domésticos, algo que está sendo investigado pelos cientistas para ajudar a população a advertir a proximidade de um tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário