segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cientista da UA em expedição internacional para desvendar um dos maiores segredos geológicos da Terra


(Ciência Hoje - Portugal) A geóloga da Universidade de Aveiro (UA) Clara Sena vai participar nos meses de Junho e Julho numa expedição internacional no Oceano Pacífico, a sul do Japão, a bordo do navio Joides Resolution. No âmbito do International Ocean Discovery Program (IODP) uma equipa internacional de 30 cientistas de onze países vai perfurar os sedimentos e rochas do fundo oceânico.

Vão trazer para a superfície amostras que permitem entender como se iniciou o deslizamento da placa tectónica do Pacífico debaixo da placa tectónica das Filipinas e como evoluiu esta fronteira entre placas ao longo da história do planeta.

No final da missão os investigadores esperam desvendar um dos maiores enigmas da Geologia: o que despoleta o deslizamento e mergulho, para o interior do planeta, de uma placa tectónica debaixo de outra.

A formação e destruição de placas tectónicas é um processo fundamental do planeta com uma influência determinante na evolução física e química da Terra. Apesar de a ciência conhecer já bem o processo de formação e destruição das placas, poucas são ainda as evidências de como o processo de destruição de placas se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário