sexta-feira, 28 de março de 2014

Monitorando a visibilidade do ar

Técnica para estimar alguns tipos de poluição usa câmeras e outros sensores disponíveis em smartphones


(Scientific American Brasil) A matéria particulada suspensa no ar é uma ameaça séria tanto à nossa saúde quanto ao meio-ambiente, de acordo com os pesquisadores do projeto Air Visibility Monitoring. Ela também é a principal causa de degradação da visibilidade em áreas metropolitanas urbanas. Pesquisadores da University of Southern California estão trabalhando em uma técnica óptica para medir a visibilidade do ar (e assim estimar alguns tipos de poluição) usando câmeras e outros sensores disponíveis em smartphones.

A ideia é que, usando um aplicativo simples para Android, cientistas amadores possam tirar fotos do céu. Cada imagem registra dados de localização, orientação e horário em que foi obtida, e é transferida para um servidor. Para estimar a visibilidade, primeiro as imagens são calibradas por radiometria, e depois intensidade com um modelo estabelecido de luminosidade celeste.

Cientistas amadores com smartphones Android podem ajudar pesquisadores da USC a melhorar seu aplicativo contribuindo com dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário