terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cientistas encontraram na Antártida um vale mais profundo do que o Grand Canyon abaixo do gelo


(Jornal Ciência) Os cientistas estão sempre explorando o nosso planeta à procura de fazer novas descobertas.

Por toda a história registrada, a Antártida foi coberta com um lençol de gelo maciço de muitos quilômetros de espessura. Esta espessa camada de gelo esconde incríveis curiosidades que ainda pouco sabemos.

Em junho de 2013, a NASA ofereceu uma imagem renderizada (renderização é o processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer) que mostra como se parece a terra por baixo de toda a camada de gelo.

Uma equipe de cientistas descobriu um canyon enorme no ano passado na Groenlândia, muito maior do que o Grand Canyon dos EUA. Ele está escondido sob seu manto grosso de gelo. Outro grupo de cientistas britânicos descobriu agora um canyon enorme na Antártida.

Os cientistas dizem que o canyon sub-glacial tem quase 3 quilômetros de profundidade, 300 quilômetros de comprimento, e 25 quilômetros de largura. Em comparação, o Grand Canyon tem 1,5 km de profundidade, 443 km de comprimento e 18 quilômetros de largura. A equipe apelidou o local de Ellsworth Trough.

A equipe de pesquisadores tem dados de radar em ambas às extremidades do vale, mas no momento não sabemos o que se encontra entre esses imensos abismos. Os pesquisadores estimam que o canyon enorme remonta cerca de 80 milhões de anos.

A pesquisa é da Universidade de Newcastle em parceria com a Universidade de Edimburgo, Exeter e York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário