sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O que nos acontecia se o gelo da Terra derretesse?


(DN - Portugal) Adeus Lisboa! E Porto, Setúbal, Faro... Quase todo o litoral de Portugal continental simplesmente desaparece no novo mapa interativo criado pela National Geographic que mostra o que aconteceria ao planeta se o gelo dos polos derretesse.

As camadas de gelo do Ártico e da Antártida cobrem cerca de 10 por cento da superfície do planeta. Essas áreas contêm cerca de 8 milhões de quilómetros cúbicos de água. A prestigiada publicação norte-americana National Geographic, na sua edição online, simulou o que aconteceria ao planeta se toda essa água derretesse para os oceanos. E concluiu que o nível médio do mar subiria 66 metros, com consequências devastadoras para as zonas costeiras continentais.

O resultado das simulações foram representados num mapa interativo.

Na Europa, cidades como Londres ou Veneza simplesmente afundavam-se. A Holanda e a Dinamarca também ficariam submersas.

Em Portugal, é visível que toda a zona do Vale do Tejo se transformaria num imenso mar. A Península de Setúbal praticamente desapareceria e Coimbra (o que restasse dela) passaria a ser uma cidade costeira. Isto só para referir alguns exemplos.

Segundo a National Geographic, alguns cientistas estimam que este catastrófico cenário poderá demorar cerca de 5 mil anos a concretizar-se. Mas com o crescente aumento de gases de efeito de estufa na atmosfera provocado pela atividade humana, não apenas esta é uma realidade possível no futuro como poderá até acontecer mais cedo do que previsto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário