quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Foto tirada do espaço mostra fluxo de gelo em glaciar na Patagônia

Glaciar Upsala diminuiu de tamanho e se deslocou 3 km. Lago Argentino aparece mais escuro por conta de pedaços de rochas.


(G1) O glaciar Upsala, na Argentina, foi flagrado desde o espaço por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional. A comparação de dados atuais e desta imagem com fotos de outubro de 2009 e de janeiro de 2004 e de 2001, aponta que a massa de gelo diminuiu de tamanho e recuou cerca de 3 quilômetros. As mudanças, segundos os cientistas, são decorrentes do aquecimento nesta parte da América do Sul e seguem tendência geral das geleiras da Patagônia.

A imagem registrada mostra que o fluxo de gelo desta região vem do norte. As linhas escuras na foto são de detritos rochosos, que segundo a agência espacial americana (Nasa) mostram que o sentido do fluxo de gelo vai da direita para a esquerda (o que, pela orientação da imagem, equivale a norte-sul).

O Upsala fica no lado argentino do campo de gelo do sul da Patagônia. A superfície do Lago Argentino tem pontos brancos, que são fragmentos de um recente colapso de massa de gelo. Outros icebergs aparecem como pontos brancos maiores no lago.

A cor do lago, segundo a Nasa, está relacionada com o fluxo da geleira. Além de grande parte do gelo do glaciar, o Lago Argentino recebe pequenos pedaços de rochas trituradas pelo gelo quando ele raspa contra o chão de pedra da região. Por isso tem a cor cinza-esverdeada da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário