quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Iceberg gigante pode ameaçar rotas marítimas no Atlântico Sul

Massa de gelo do tamanho de Cingapura se desprendeu da geleira Pine Island, na Antártica.


(BBC/G1) Um iceberg gigante de 700 km² que se desprendeu da Antártica pode ameaçar rotas de navegação marítimas no Atlântico Sul.

Imagens aéreas recentes feitas no local mostram uma faixa de água entre o iceberg e a geleira Pine Island, da qual ele se soltou.

A massa gigante de gelo, do tamanho de Cingapura, se desprendeu da geleira em julho, mas na época ela permaneceu presa pelo gelo em volta, já que era inverno no Hemisfério Sul.

"Nos últimos dias, o iceberg começou a se romper, e agora há uma faixa de 1 ou 2 km de água que se desenvolveu entre ele e a geleira", afirma o pesquisador Grant Bigg, da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha.

Bigg e sua equipe receberam um financiamento de emergência para monitorar a movimentação do iceberg e prever seu deslocamento.

"Normalmente, leva um tempo para que os icebergs dessa área deixem a baía de Pine Island, mas quando saem podem ir tanto na direção leste, ao longo da costa, ou circular pela parte principal do Atlântico Sul", afirma Bigg.

Trajetória
O pesquisador disse à BBC News que outro iceberg foi identificado na Passagem de Drake, entre o Cabo Horn, na América do Sul, e as Ilhas Shetland do Sul, na Antártica.

Se o iceberg gigante seguir essa mesma trajetória, pode causar distúrbios em uma movimentada rota marítima internacional.

A geleira de Pine Island é descrita como a mais longa e de crescimento mais rápido na Antártica, gerando grandes icebergs a cada seis a dez anos.

O início do desprendimento para a formação do iceberg gigante foi detectado pela primeira vez em outubro de 2011. Outros desprendimentos importantes ocorreram em 2001 e 2007.

Os pesquisadores das Universidades de Sheffield e de Southampton pretendem prever os possíveis rumos do iceberg no próximo ano.
----
Matérias similares no TerraUOLPúblico - Portugal e DN - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário