terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nasa divulga imagens de satélite que mostram poluição sobre a China

Agência espacial americana comparou fotos aéreas da região de Pequim. Incêndio ocorrido em cidade chinesa não foi visualizado devido à poluição.

A primeira imagem, feita nesta segunda-feira (14) mostra camada de poluição (em cinza) sobre Pequim; a imagem abaixo mostra a mesma região no dia 3 de janeiro (Foto: Modis/Nasa)


(G1) A Agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta terça-feira (15) imagens de satélite que mostram a névoa espessa de poluição que cobre Pequim, capital da China, que tem registrado desde o fim da última semana níveis perigosos para a saúde de contaminação do ar.

As imagens abaixo foram feitas pelo satélite Modis nos dias 3 e 14 de janeiro. Nelas é possível notar uma diferença da camada de poluição sobre a metrópole chinesa, representada pela nuvem de fumaça em tons mais cinzas.

Segundo a Nasa, que reproduz informações de agências de notícias do país, os hospitais locais teriam aumentado em até 30% a quantidade de atendimentos de pessoas que apresentaram problemas respiratórios.

Segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde (chamado PM 2.5), a concentração média de partículas de poluição é de 25 microgramas por metro cúbico. Acima de cem, o nível já não é considerado saudável. Acima de 300, crianças e idosos devem permanecer em casa. Na segunda-feira (14), os níveis atingiram 350 em Pequim, segundo o governo.

Poluição impede visualização de incêndio
O incêndio em uma fábrica no leste do país passou despercebido durante três horas devido à camada de poluição. Depois que os bombeiros na província de Zhejiang foram finalmente alertados sobre o incêndio na madrugada de segunda, eles levaram dez horas para extinguir as chamas, que destruíram uma grande quantidade de móveis, informou a agência de notícias "Xinhua".

"Devido à névoa espessa que impregna o ar no momento, a fumaça inicial e as chamas produzidas pelo fogo levaram inesperadamente quase três horas para serem descobertas por moradores próximos", informou a agência.

----
Matéria similar no Terra e Baboo
----
E mais:
Cientistas temem que poluição da China chegue aos EUA (Público - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário