sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pesquisa aponta semelhança entre terremoto e alto-falante

Tremor de terra produz vibrações inaudíveis na atmosfera. Frequência é transmitida ao ar como ruído grave em equipamento de som.



(G1) Uma equipe de pesquisadores americanos criou um modelo de computador com informações de um terremoto real, comparando-as às características de um alto-falante. Os cientistas concluíram que a maioria das vibrações de baixa frequência inaudíveis de um tremor de terra vêm de um efeito similar ao encontrado nos alto-falantes quando emitem sons graves.

Segundo os autores da pesquisa, a terra “bomba” e faz o ar vibrar. "É basicamente como um alto-falante", disse Stephen Arrowsmith, pesquisador do grupo de geofísica do Laboratório Nacional de Los Alamos, em Santa Fe, nos EUA. “O terremoto faz a atmosfera vibrar, produzindo notas abaixo do limiar da audição humana (infrassons)”, explica o cientista.

A descoberta pode ser útil porque, por meio dos infrassons, seria possível saber quanto solo foi movimentado num tremor. Assim, a vibração inaudível serviria para fazer uma rápida avaliação da extensão dos danos de um terremoto. Os resultados do trabalho devem ser apresentados na reunião da Sociedade Acústica Americana na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário