terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pesquisa mostra que Ártico perdeu 900km³ de gelo no último ano

Estudo da Agência Espacial Europeia alerta para derretimento 50% maior do que era estimado por ambientalistas




(O Globo) O gelo do Ártico está derretendo em um ritmo mais rápido do que se acreditava anteriormente, revela a Agência Espacial Europeia. Segundo a instituição, satélites mostraram que 900km³ de gelo desapareceram durante o último ano. De acordo com a entidade, é um número 50% maior do que as estimativas atuais dos ambientalistas.

Sugere-se que o aumento do derretimento se deva ao aquecimento global e às emissões de gases de efeito estufa. A previsão dos cientistas é que a região pode chegar a ficar sem gelo em um futuro indefinido , o que procovaria uma "corrida do ouro" para as reservas de petróleo e populações de peixes na região.

— A análise preliminar dos nossos dados indica que a taxa de perda de volume do gelo marinho no verão do Ártico pode ser muito maior do que havíamos suspeitado — anunciou o autor Seymour Laxon, pesquisador do Centro de Observação Polar da University College London (UCL), onde os dados são analisados, à revista britânica Observer.

Os cientistas europeus lançaram a sonda CryoSat-2 em 2010 especificamente para estudar a espessura do gelo. Até então a maioria dos estudos se concentrava sobre a cobertura do território. Submarinos também foram enviados para a água com o objetico de aprofundar os estudos. A missão é dar um panorama das mudanças de gelo no Pólo Norte deste 2004.
----
E mais:
Gelo do Ártico poderá desaparecer dentro de 10 anos (R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário