segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gases de dinossauros aqueceram o planeta há 150 mi de anos

(Terra) Os dinossauros podem ser parcialmente responsáveis por uma mudança no clima há 150 milhões de anos. O motivo, de acordo com os cientistas, seria a flatulência dos animais. Segundo o estudo britânico, que calculou a produção de metano dos Saurópodes, incluindo o Apatosaurus louise (anteriormente conhecido como Brontossauro), os animais teriam produzido coletivamente mais de 520 milhões de toneladas do gás por ano. As informações são da BBC Nature.

O professor David Wilkinson, da Universidade Liverpool, disse que o gás poderia ter sido um fator-chave para o clima quente de 150 milhões de anos atrás. O estudo foi publicado na revista Current Biology.

Para o professor Wilkinson, os dinossauros gigantes que eram o objetivo da pesquisa, mas os organismos microscópicos que vivem dentro deles. "A ecologia dos micróbios e seu papel no funcionamento do nosso planeta é um dos meus principais interesses na ciência", disse à BBC Nature.

O metano é conhecido como "gás de efeito estufa" que absorve a radiação infravermelha do sol, prendendo-o na atmosfera, levando a aumento da temperatura. Estudos anteriores sugeriram que a Terra era até 10C mais quente na Era Mesozóica.

Com o conhecimento que as emissões de gado atualmente contribuem com uma parte significativa de níveis globais de metano, os pesquisadores usaram os dados existentes para estimar como os Saurópodes poderia ter afetado o clima.

"As vacas produzem hoje algo como 50 a 100 milhões de toneladas por ano. Nossa melhor estimativa para os Saurópodes é cerca de 520 milhões de toneladas", disse Wilkinson.
----
Matérias similares no EstadãoVejaYahooG1iGFolhaO GloboUOLR7 e AstroPT


Nenhum comentário:

Postar um comentário