sexta-feira, 25 de maio de 2012

De onde veio a água da Terra?


(Life's Little Mysteries / Hypescience) A origem exata da água – que abrange cerca de 70% da superfície da Terra – ainda é um mistério para os cientistas. Muitos pesquisadores acreditam que a água não se constituiu ao mesmo tempo em que a Terra se formava. O líquido teria aparecido depois, após violentas colisões de objetos exteriores à Terra.

Os pesquisadores acreditam que qualquer aglomerado de água que existisse no planeta há 4,5 bihões de anos teria se evaporado, em decorrência do sol que era jovem e ainda mais escaldante. Planetas como Marte, Mercúrio e Vênus são exemplos disso – demasiadamente quentes para a formação de água. Já outros corpos celestes, como as luas de Júpiter e os cometas, estiveram longes o suficiente do sol para reter gelo.

O mais possível é que, há aproximadamente 4 bilhões de anos, em um período chamado de “intenso bombardeio tardio”, objetos celestes preenchidos com água tenham atingido a Terra, gerando os gigantes reservatórios de água do planeta.

Mas você deve estar se perguntando: o que seriam esses objetos? Por muito tempo os astronômos acreditavam que seriam cometas. No entanto, medições de água evaporada de vários cometas revelaram que a água presente neles tem um isótopo diferente do que existe na Terra, sugerindo que eles poderiam não ter sido nossa fonte primordial de água.

Agora, os astronônomos começam a se perguntar se a resposta para o surgimento de água na Terra estaria no cinturão de asteroides – local onde existem centenas de milhares de asteroides, nos quais já foi encontrado evidências de gelo.

Sondas enviadas para explorar esses asteroides nos próximos anos, como a nave espacial Dawn, da NASA, poderão revelar mais sobre a presença de gelo no local e nos ajudar a entender como surgiu a água na Terra.
----
E mais:
Mundo Aquoso (Scientific American Brasil)

Um comentário:

  1. Li, mas não acredito que essa questão da água ainda gera dúvidas nesse pessoal.
    Cacete, a água é a união de Hidrogênio e Oxigênio, logo, mediante calor e energia, água pode ser formada. A natureza faz isso em todo o universo. Se as luas de outros planetas, meteoros, cometas e asteróides tem água, por que a Terra não teria, afinal não foi a união desses corpos que formou a Terra.
    Em Mercúrio, naturalmente não teria condições de existir água líquida, pelo simples fato de que lá a gravidade é menor e a proximidade do Sol é maior.
    Em Vênus, a gravidade é suficiente para reter vapores de água, mas, provavelmente a sua proximidade com o Sol, tenha levado toda água a evaporar, conseqüentemente aquecendo mais ainda o planeta e impedindo que a água volte ao estado líquido.
    Já na Terra, com uma temperatura média e favorável a manter a água em estado líquido, faz com que o planeta tenha água em abundância.
    Os primeiros milhões de anos depois da formação do planeta, com os vapores de água se desprendendo das rochas ferventes, os vulcões etc, tudo isso que foi evaporado ia se acumulando na atmosfera, chovendo e favorecendo a liberação de mais vapores e mais chuva.
    É esse tipo de dúvida que leva muita gente a acreditar em milagres ou seres mágicos e divinos, pois a maior parte da humanidade
    ainda acredita que foi um Deus que fez a terra, os mares e oceanos e tudo que existe neles, na terra e em todo o Universo.
    Geralmente quem acredita, pouco quer aprender e entender a ciência e a evolução do Universo, acha muito complicado, preferindo crê, coisa muito mais fácil.

    ResponderExcluir