terça-feira, 20 de março de 2012

Aquecimento global pode elevar nível do mar em mais de 20 metros

A estimativa vale mesmo que as nações consigam limitar o aumento da temperatura a apenas 2°C, sugestão mais otimista de autoridades do clima



(Veja) Mesmo que a humanidade consiga limitar o aquecimento global a apenas 2 graus Celsius, estimativa mais otimista proposta pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as gerações futuras terão de lidar com o nível do mar de 12 a 22 metros maior do que o atual, de acordo com cientistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos.

Para chegar a estes números, os pesquisadores estudaram amostras de solo e de rochas de três localidades: do Estado da Virgínia, no sudeste dos Estados Unidos; do atol Enewetak, conjunto de 40 pequenas ilhas situadas na região central do Oceano Pacífico; e da Nova Zelândia. Eles se focaram em dados do final da época conhecida como Plioceno, entre 2,7 e 3,2 milhões de anos atrás, quando o nível de dióxido de carbono na atmosfera se encontrava em nível semelhante ao atual e a temperatura era 2°C mais elevada que agora.

"A diferença no volume de água que seria liberado é equivalente ao derretimento de toda a Groenlândia, que consiste na segunda maior reserva de gelo do mundo, e dos lençóis de gelo da Antártida Ocidental, bem como de algumas partes da Antártida Oriental", diz H. Richard Lane, fundador da pesquisa. Segundo ele, tal elevação dos oceanos modernos iria inundar as costas ao redor do mundo e afetar cerca de 70% da população da Terra.

"Mas você não precisa vender sua casa de praia ainda, porque o derretimento dessas grandes reservas de gelo vai levar de séculos a milhares de anos", explica Kenneth G. Miller, principal autor do estudo. A estimativa de elevação do nível do mar ainda para o século 21 é de 0,8 a 1 metro, devido ao aquecimento dos oceanos e ao derretimento parcial de geleiras de montanhas e de regiões como a Groenlândia e Antártida.

De acordo com o pesquisador, este estudo é importante por destacar a sensibilidade dos grandes lençóis de gelo da Terra em relação às mudanças climáticas, sugerindo que mesmo um modesto aumento de temperatura da atmosfera terrestre pode causar grande elevação do nível do mar. A pesquisa foi publicada na revista Geology.

Saiba mais

IPCC
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Change) foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a fim de produzir informações relevantes para a compreensão das mudanças climáticas. Por sua contribuição ao tema, o IPCC ganhou o Nobel da Paz em 2007. Entre os 831 especialistas do Painel que vão redigir seu quinto relatório de avaliação climática, a ser publicado em 2014, 25 são brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário