segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mineração de corais provoca sumiço de duas ilhas em golfo na costa entre Índia e Sri Lanka

( O Globo) Duas pequenas ilhas na primeira reserva de biosfera marinha do sul da Ásia afundaram para abaixo do nível do oceano devido à mineração dos recifes de coral da região, afirmam especialistas. As ilhotas estavam em um arquipélago de 21 formações protegidas no Golfo de Mannar, entre a Índia e o Sri Lanka. A região do Indo-Pacífico é considerada uma das mais ricas em biodiversidade e recursos naturais marinhos. Segundo os cientistas, pescadores exploraram ilegalmente os recifes de coral em torna das ilhas de Poomarichan e Villanguchalli durante décadas.

- A falta de regulamentos antes de 2002 levou à mineração ilegal dos corais que só foi cessada com a aprovação de leis de proteção ambiental - disse S Balaji, chefe do serviço de proteção de florestas e vida selvagem do estado tamil de Nadu, onde a área de proteção foi estabelecida, em entrevista à BBC.

Segundo Balaji, no entanto, o aumento do nível dos oceanos devido ao aquecimento global também pode ser um fator que contribuiu para que as ilhas desaparecessem. A informação foi contestada por

Simon Holgate, do Laboratório Oceanográfico Proudman, em Liverpool. De acordo com ele, o nível do mar na região tem subido abaixo da média global.

- Creio que o aumento do nível do mar global teve pouco impacto no sumiço destas ilhas, que deve ter acontecido por outras razões, provavelmente a própria mineração dos recifes de coral - afirmou Holgate à BBC.

Embora as ilhotas só estivessem entre três e cinco metros acima do nível do mar, seu afundamento mostra o perigo que outras pequenas ilhas na região enfrentam a longo prazo, diz Balaji. O Golfo de Mannar foi escolhido para abrigar a reserva de biosfera por sua grande diversidade de vida, abrigando cerca de 3,6 mil espécies de flora e fauna marinha. A maioria das suas 21 ilhas é inabitada e o coral minerado foi usado como material de construção devido ao seu alto teor de carbonato de cálcio. Mais de 300 mil pescadores dependem das águas do golfo para sobreviverem.
----
Matérias similares no Ciência Hoje - Portugal, UOL e AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário