quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jatos no abismo oceânico podem afetar o clima, diz estudo alemão

Impacto foi identificado nas profundezas do lado tropical do Atlântico. Pesquisa foi publicada na edição desta semana da revista 'Nature'.



Equipamento usado para medir o impacto no clima das correntes abissais do oceano Atlântico (Foto: Mario Müller/IFM-GEOMAR )


(G1) Correntes de água nas profundezas do oceano podem causar flutuações de temperatura e anomalias nos ventos e no ciclo das chuvas no lado tropical do oceano Atlântico, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Nature” nesta quinta-feira (19).

Os cientistas já sabiam que fenômenos parecidos ocorrem no Pacífico e no norte do Atlântico e geram o El Niño e o La Niña. Agora, os pesquisadores alemães do Instituto Leibniz de Ciências Marinhas buscavam entender se o mesmo ocorria no Atlântico.

A resposta: sim. As flutuações climáticas nessa região podem ser explicadas, segundo os cientistas, por jatos de água profundos, no abismo do fundo do oceano.

De acordo com o autor principal do estudo, o oceanógrafo Peter Brandt, os cientistas sempre procuraram entender o clima olhando para cima, para a atmosfera. Agora, os resultados da pesquisa, mostram que para desvendar esses segredos eles vão ter que olhar também para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário