quinta-feira, 14 de abril de 2011

Imagem do Espaço Resume Importantes Realizações Humanas no Decorrer dos Séculos




(Earth Observatory / Cienctec) Em 12 de Abril de 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a alcançar a órbita da Terra. Lançado do Cosmódromo de Baikonur dentro da nave Vostok-1 ele voou por 108 minutos e circulou o planeta antes de pousar no Casaquistão. De uma pequena janela localizada em seus pés ele observou a esfera azul do nosso planeta e disse: “É indescretivelmente lindo”.

Em 12 de Abril de 1981, os astronautas John Young e Robert Crippen levaram ao espaço o ônibus espacial Columbia lançado desde o Cabo Canaveral e se tornando o primeiro veículo espacial reutilizável do mundo. Essa foi a primeira vez na história que uma nova nave espacial foi lançada já em seu voo inaugural com uma tripulação a bordo. Trinta anos e 513 milhões de milhas viajadas depois, a frota de ônibus espaciais da NASA – Discovery, Endeavour, Atlantis, juntamente com o Columbia e com o Challenger (ambos perdidos em acidentes dramáticos) – levou 350 pessoas ao espaço em 133 voos.

Em homenagem a esse duplo aniversário de grande importância para o meio espacial, o Earth Observatory oferece essa foto feita por um astronauta de um lugar onde muitos historiadores dizem que a marcha da civilização começou, a fértil crescente região do Oriente Médio. Conhecida por muitos como o berço da civilização, o pedaço de terra que se estende entre os rios Tigres e Eufrates contém algumas das primeiras cidades e impérios conhecidos.

Os astronautas durante o voo da STS-1 registraram essa imagem do delta do Tigres e Eufrates através uma posição de visão no ônibus espacial no dia 13 de Abril de 1981. A foto foi feita com uma câmera manual durante a décima quinta orbita ao redor da Terra em um voo que durou 54 horas.

O ônibus espacial tem nos ajudado a melhorar a comunicação na Terra e a entender melhor o nosso planeta natal, disse o Admionistrador da NASA Charles Bolden em 12 de Abril de 2011. “Ele colocou um conjunto de satélites como o Magalhães e a sonda Ulysses que realizaram suas missões através do Sistema Solar, e lançou os observatório Hubble e Chandra que exploram como nunca o universo. Ele permitiu a construção da Estação Espacial Internacional nossa base para exploração humana do espaço que além disso realiza importantes pesquisas sobre a saúde humana e a microgravidade, ajudando de maneira direta nossa vida na Terra”.

Tudo começou há 50 anos atrás. E por esse motivo as Nações Unidas declarou o dia 12 de Abril como o Dia Internacional Do Homem no Espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário