
(Earth Observatory / Cienctec) A primeira semana de Dezembro de 2010 foi uma das mais frias para muitos países da Europa e para boa parte dos Estados Unidos. Essa imagem, aqui reproduzida, mostra a temperatura na superfície da terra para a semana de 3 a 10 de Dezembro de 2010, comparado com a média da temperatura para o mesmo período entre 2002 e 2009. As medidas foram feitas pelo instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) que viaja ao redor da Terra a bordo do satélite Aqua da NASA.
Claramente o ano de 2010 foi mais frio do que a média no norte da Europa e no leste dos Estados Unidos. Groelândia e partes do Canadá contudo tiveram temperaturas mais quentes que a média. Esse padrão de temperatura foi causado pela Oscilação Ártica.
A Oscilação Ártica é um padrão de clima que influencia o inverno no hemisfério norte. Ele descreve a relação entre as altas pressões nas latitudes intermediárias e as baixas pressões sobre o Ártico. Quando os sistemas de pressão estão fracos, a diferença entre eles é menor e o ar do Ártico flui para o sul, enquanto que o ar mais quente vai em direção ao norte. Isso é referenciado como sendo uma Oscilação Ártica negativa. Como em Dezembro de 2009, a Oscilação Ártica foi negativa no começo de Dezembro de 2010. Ar quente proveniente do Ártico é canalizado para o sul ao redor de um sistema que o bloqueia sobre a Groelândia, assim a Groelândia e o Canadá apresentam temperaturas mais quente.
O frio incomum trouxe junto muita neve para o norte da Europa fechando aeroportos e parando os trens no começo de Dezembro de 2010. As temperaturas frias e a neve também fecharam estradas e escolas no leste americano e no Canadá durante a primeira semana de Dezembro de 2010. A passagem diagonal de uma poderosa tempestade de inverno é visível como uma faixa fria cruzando a parte superior do meio oeste americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário