quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Índia lança expedição científica ao Pólo Sul


(Público - Portugal) A Índia está a preparar-se para lançar a sua primeira expedição científica ao Pólo Sul, levando oito cientistas a estudar as alterações climáticas na Antárctica durante 40 dias.

A equipa, que vai partir para a semana da base científica indiana Maitri, será liderada por Rasik Ravindra, responsável pelo Centro nacional para a Investigação da Antárctida e Oceanos, noticia a BBC.

O objectivo principal desta viagem de ida e volta ao Pólo Sul – com mais de dois mil quilómetros - é esclarecer de que forma as condições ambientais mudaram a Antárctida nos últimos mil anos. “Vamos realizar experiências meteorológicas, medir a humidade, temperaturas, velocidade do vento e pressão atmosférica na viagem de 20 dias até ao Pólo Sul”, contou Ravindra. Na viagem de regresso serão realizadas outras experiências. “Agora, tudo está ligado ao aquecimento global”, acrescentou.

Actualmente, a Índia está a construir a sua terceira base científica na Antárctida, depois de a primeira ter sido abandonada em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário