quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NASA vai começar a monitorizar impacto do clima nos Himalaias

(Público - Portugal) A agência espacial norte-americana (NASA) lançou ontem o projecto SERVIR que vai monitorizar o impacto das alterações climáticas nos Himalaias, nomeadamente a qualidade do ar e o degelo dos glaciares.

O projecto está a ser desenvolvido em parceria com o ICIMOD (International Centre for Integrated Mountain Development), centro que serve países como o Afeganistão, Bangladesh, China, Índia, Nepal e Paquistão.

O SERVIR, que foi desenvolvido pelos investigadores da NASA no Centro Marshall de Voos Espaciais, em Huntsville, é “um sistema de observação, monitorização e visualização da Terra que integra dados de satélite e outros mecanismos para melhorar o conhecimento científico e o processo de tomada de decisão”, explica o ICIMOD em comunicado.

A NASA acrescenta que este projecto “coloca informação anteriormente inacessível nas mãos de cientistas, gestores e decisores”. Os dados podem ser usados para “responder a ameaças relacionadas com as alterações climáticas, biodiversidade e fenómenos extremos como as inundações, incêndios florestais e tempestades”.

Actualmente, 1,3 mil milhões de pessoas no Sul da Ásia dependem da água que escorre dos glaciares das Himalaias. Mas os especialistas alertam para o desaparecimento desses glaciares e para os perigos do degelo, nomeadamente inundações seguidas de períodos de seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário