sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fotógrafo americano captura espetáculo de cavernas geladas

Eric Guth acampa dias dentro das geleiras para conseguir as imagens.
Caverna na Patagônia (Foto: Eric Guth/Cater News)



(BBC / G1) O americano Eric Guth, de 30 anos, rodou o mundo nos últimos cinco anos para fotografar o interior de cavernas geladas em lugares tão diversos quanto o Alasca, a Patagônia argentina, a Islândia e a Suíça.

Para produzir as imagens, Guth normalmente acampa durante dias dentro das geleiras, onde a temperatura pode baixar a até 20º C negativos.

Mas o americano diz que sempre foi fascinado desde criança por essas formações e não se importa em desafiar o frio e os riscos de pneumonia e desabamento dentro das cavernas.

Guth, que nasceu em Portland, no Oregon, diz que sua caverna preferida está no Alasca.

"As paredes são iluminadas pela luz solar indireta refletidas perto da entrada. O gelo parece rachado, mas é perfeitamente suave ao toque e deve chegar a trinta metros de espessura em algumas áreas."

Formado em Estudos Ambientais pela Universidade do Oregon, Guth trabalhou com desenvolvimento sustentável na Costa Rica, México e Alemanha.

Caverna no Alasca. (Foto: Eric Guth/Cater News)


As imagens do naturalista já lhe renderam prêmios tanto pela beleza quanto pelo registro dessas paisagens.

"Defini como minha missão encontrar os glaciais mais espetaculares no mundo, e mesmo já tendo visto dezenas, ainda fico sem palavras diante deles", afirma.
----
Matéria similar na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário