quinta-feira, 10 de junho de 2010

NASA estreia-se em missões oceanográficas no Árctico

40 cientistas vão estudar os impactos do clima sobre os ecossistemas e a química deste mar


Missão parte durante durante cinco semanas para o Árctico

(Ciência Hoje - Portugal) A NASA anunciou que vai lançar na próxima semana a sua primeira missão totalmente consagrada à investigação oceanográfica, para estudar o gelo que cobre o Oceano Árctico.

A missão da agência espacial norte-americana já foi baptizada, tendo recebido o nome de Icescape, o acrónimo em inglês de Impactos do Clima sobre os Ecossistemas e a Química do Oceano Árctico.

A NASA anunciou hoje que vai lançar na próxima semana a sua primeira missão totalmente consagrada à investigação oceanográfica, para estudar o gelo que cobre o Oceano Árctico.

A missão da agência espacial norte-americana já foi baptizada, tendo recebido o nome de Icescape, o acrónimo em inglês de Impactos do Clima sobre os Ecossistemas e a Química do Oceano Árctico.

O início está marcado para 15 de Junho a bordo do quebra gelos norte-americano Healy.

Mais de 40 cientistas passarão cinco semanas no mar a bordo do Healy para estudar as propriedades físicas, químicas e biológicas da água e do gelo árcticos e tentar determinar se as mudanças observadas na região afectam a composição química e o ecossistema do oceano.

Camada de gelo cada vez mais fina
Em 2009, um estudo baseado em dados recolhidos por um satélite da NASA mostrara que a espessura da camada de gelo do Oceano Árctico tinha diminuído espectacularmente entre os invernos de 2004 e 2008 e que a extensão coberta pelo gelo antigo e espesso diminuíra o equivalente à superfície do Alasca.

Equipa de investigadores responsáveis (Crédito: NASA)

O gelo do Oceano Árctico constitui agora “uma camada fina com uma espessura entre 1,5 e 3 metros, que é realmente vulnerável à mudança climática”, afirmou hoje Don Perovich, um dos cientistas da missão Icescape.

Um dos objectivos da missão consistirá em determinar se as mudanças no Árctico são susceptíveis de alterar a sua capacidade de absorver o carbono da atmosfera.

O dióxido de carbono, um gás com efeitos de serra, é uma das principais causas da mudança do clima e os cientistas procuram estabelecer como funciona o ciclo do carbono em diferentes partes do mundo para poderem prever as próximas mudanças climáticas.

A missão Icescape será realizada principalmente ao largo do Alasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário