quinta-feira, 19 de março de 2009

FAO diz que Brasil desmatou 42% das florestas mundiais

(Apolo11) Um novo relatório divulgado pelas Nações Unidas esta semana mostra que o Brasil, sozinho, registrou a maior perda de floresta nativa em todo o mundo entre os anos de 2000 e 2005. Segundo a entidade, mais de 40% de todo o desmatamento registrado no planeta ocorreu em terras brasileiras.




Realizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, o estudo também destaca as dificuldades que o Brasil terá para diminuir o desmatamento, uma vez que a atividade agrícola e produção de etanol deverão crescer ainda mais nos próximos anos.

Segundo a FAO, entre 2000 e 2005 foram desmatados cerca de 200 quilômetros quadrados de florestas a cada minuto em todo o mundo. Somente no Brasil foram perdidos o equivalente a 3.1 bilhões de hectares de matas ou uma perda anual de 0.6% da cobertura de mata.

O relatório também mostra que o desmatamento cresceu em comparação ao período entre 1995 e 2000, quando o país perdeu 2.6 milhões de hectares por ano, ou 0.5% da cobertura vegetal.

Outros países também registraram números significativos de perda florestal. Mianmar perdeu 466 mil hectares por ano de floresta, Zâmbia 445 mil e Nigéria 400 mil. A Indonésia apresentou 2% de perda florestal entre os países pesquisados. A Europa, ao contrário, apresentou ganho na área de cobertura vegetal, com 600 mil hectares a mais por ano.

Apesar do ritmo acelerado de perda florestal, a FAO acredita que a crise econômica global terá impacto positivo, com a diminuição do desmatamento devido à menor demanda do setor imobiliário nos países ricos. Apesar disso o Órgão alerta para a queda dos investimentos, que afetará diretamente os esforços de gerenciamento das reservas e da madeira certificada. A FAO também teme que a crise internacional reduza os recursos governamentais destinados ao estudo e geração de energias limpas.

Maior Floresta
É importante notar que apesar dos números desfavoráveis divulgados pela FAO, não é de surpreender que o país apresente mais de 40% de todo o desmatamento registrado, uma vez que temos a maior floresta tropical do mundo. Seria realmente estranho se países como o Iraque ou Arábia Saudita apresentasse esse índice, uma vez que são constituídos basicamente de desertos. Pelo mesmo motivo também não é incomum o fato da Europa apresentar baixo índice de desmatamentos.

Mesmo de forma tímida, o Brasil vem apresentando bons resultados no combate aos desmatamentos. Como o relatório da FAO é feito a cada cinco anos podemos ter surpresas nos números que serão apresentados futuramente. Para melhor ou para pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário