segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nível de gases do efeito estufa atinge recorde em 2010, diz agência da ONU

Concentração de gases aumentou 39 vezes desde a época pré-industrial. Carbono, metano e óxido nitroso foram os que tiveram maior alta.

(Reuters/G1) A quantidade de gases do efeito estufa alcançou um novo recorde em 2010 e aumentou mais rapidamente no ano passado do que na média das últimas décadas, segundo o boletim anual sobre gases do efeito estufa, publicado nesta segunda-feira (21) pela Organização Meteorológica Mundial, agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A concentração dos gases causadores do efeito estufa que permanecem por mais tempo na atmosfera - o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso - se expandiu 39 vezes desde a época pré-industrial.

Houve uma alta de 39% de dióxido de carbono, 158% de metano e 20% de óxido nitroso, de acordo com o relatório da agência, divulgado em Genebra, na Suíça.

Aquecimento global
Na última sexta-feira, documento divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) alertou que as mudanças climáticas provocadas pelo homem já causam ondas de calor e chuvas torrenciais que causam inundações, e provavelmente contribuirão para futuros desastres naturais.

Ainda segundo o documento, as perdas e danos provocados por estes eventos extremos dependerão muito das medidas tomadas para proteger as populações e a propriedade quando a violência da natureza aflorar.

O relatório, divulgado dez dias antes das negociações climáticas em Durban, na África do Sul, é a primeira revisão abrangente das Nações Unidas sobre o impacto do aquecimento global em eventos climáticos extremos e a melhor forma de lidar com eles.
----
Matérias similares no O Globo, UOL, R7 (com infográfico), Yahoo e Correio Braziliense
----
E mais:
As evidências científicas sobre as mudanças climáticas e seus impactos (Correio Braziliense), com matéria similar no Yahoo
.
Recorde de emissão de gás estufa testará capacidade de decisão em Durban (Correio Braziliense), com matéria similar na Folha
.
Mudanças climáticas ameaçam o Himalaia (iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário