(Geek/Terra) O governo da Mongólia irá lançar um grande projeto de engenharia visando melhorar as condições climáticas de sua capital, Ulan Bator, durante o verão e para tanto, irá criar uma geleira urbana, que deverá refrescar as ruas da cidade.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o governo quer criar um bloco de gelo gigante com a água de um rio nas proximidades da cidade. Para criar a "geleira", os geólogos irão aguardar que a água do rio congele naturalmente durante o inverno e depois, eles farão buracos no gelo com a ajuda de brocas muito resistentes até alcançar a água em estado líquido.
A água irá se sobrepor a camada de gelo já existente e também se congelará, formando uma nova camada. Esse processo será repetido diversas vezes até que o gelo atinja a espessura de 6 m.
Com o procedimento, o governo pretende reduzir os gastos com energia elétrica durante o verão - muito altos devido ao uso constante de aparelhos de ar condicionado - já que essa "geleira" deve demorar até derreter completamente. Além disso, a geleira urbana irá fornecer água potável para o consumo e também irrigação das plantações.
De acordo com o blog Wired Science da revista Wired, essa técnica é milenar e já foi muito utilizada na Coreia do Norte e também em plataformas de perfuração na Rússia. O projeto, que deverá beneficiar milhares de pessoas e diminuir o consumo elétrico, irá custar aproximadamente US$ 725 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário