sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Airbus realiza nova missão de observação da Terra

(AFP/Terra)  A Agência Espacial Europeia encarregou a Airbus Defence and Space, divisão da gigante da aeronáutica europeia Airbus, uma nova missão de observação da Terra Copernicus, que permite, entre outras coisas, medir o recuo das geleiras.

"Esta missão tem como objetivo proporcionar medições de grande precisão sobre a topografia da superfície dos oceanos" no âmbito do programa de observação da Terra Copernicus, explicou a Airbus D and S em um comunicado, publicado nesta sexta-feira.

"O lançamento (do satélite) Jason-CS/Sentinel-6 está previsto para 2020", acrescentou o grupo.

Este satélite fará medições "indispensáveis para monitorar os oceanos e antecipar o aumento do nível do mar", indicou o grupo.

Assim, medirá a distância que o separa da superfície do oceano com precisão de alguns centímetros e usará dados coletados para mapear o conjunto da topografia dos mares.

"Tal grau de precisão na observação das variações de altura da superfície dos oceanos permite proporcionar informações sobre o nível dos oceanos, a velocidade e a direção das correntes e das reservas de calor" nos mesmos, segundo a Airbus D and S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário