segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A água vai acabar?

(Nelson Assad - Portal Arcos) A partir de agora o Portal Arcos vai ceder um espaço para eu divulgar vários artigos e curiosidades científicas, sou estudante de Física, presidente do Clube de Astronomia Arcoense e pesquisador cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPQ ).

Será um prazer poder compartilhar o conhecimento que nos enriquece e nos torna mais capacitados a enfrentar os desafios que a vida nos oferece, caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, por favor, encaminhe sua mensagem para mim, segue o meu e-mail: assadjacui@hotmail.com Nelson Assad.

Para dar inicio vou falar sobre a água, que é o maior bem que possuímos, sem o qual a vida como a conhecemos não seria possível.

Nos dias atuais estamos enfrentando uma crise hídrica, as chuvas estão diminuindo e estão vindo com menos frequência do que o normal, as pessoas de mais de idade conhecem muito bem está realidade. Antigamente chovia meses sem sessar e agora estamos enfrentando um racionamento que nunca havia sido necessário, com isto vem uma pergunta que inquieta muitas pessoas: A água vai acabar?

Existem duas respostas para está pergunta, a primeira é que a água não vai acabar. A água é um elemento químico abundante em nosso planeta e em seu ciclo de evaporação e condensação ela não se transforma em outras substancias, ou seja, se há mil anos atrás existia vamos supor 1 trilhão de litros de água, hoje a quantidade de água é a mesma e não vai mudar.

A segunda resposta é que a água na forma líquida vai diminuir significativamente, isto devido ao aumento da temperatura na terra, quanto maior o calor, maior será a quantidade de água, em forma de vapor, e este vapor não se transforma em liquido ou chuvas se a temperatura não colaborar para isto. É comum as pessoas cometerem o engano de acreditar que a água se evapora apenas a uma temperatura de 100°C, mas isto é um equívoco nesta temperatura a água ferve, para ela começar a evaporar basta uma temperatura de 30°C.

Quando o vapor de água sobe para a atmosfera, ele forma nuvens de vapor, que são as nuvens que vemos no céu, este vapor só vai se transformar em água liquida se a temperatura abaixar significativamente. Como estamos enfrentando um aquecimento global, a atmosfera fica ainda mais quente, impedindo a formação de nuvens, por isto vemos nuvens grandes sobre a cidade, mas não cai uma gota d’água porque a atmosfera está quente.

As indústrias, carros, queimadas, desmatamentos ... Contribuem para este aquecimento, então se você quer preservar sua vida preserve a natureza, não faça queimadas, não jogue lixo em locais impróprios e tenha uma vida sustentável!
----
E mais:
O que fazer para garantir o abastecimento de água no futuro? (Portal Arcos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário