quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Novo portal divulga dados sismográficos em tempo real

Os dados obtidos pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) já estão disponíveis no portal da rede: www.rsbr.gov.br. O site, desenvolvido e gerenciado pelo Observatório Nacional, unifica os resultados e possibilita a disseminação de todos os dados. Ao todo, a RSBR conta com 80 estações, sendo que 62 transmitem dados em tempo real para o portal. As demais tem seus dados periodicamente incorporados à RSBR.

A RSBR é constituída pela Rede Sismográfica do Sul e do Sudeste do Brasil (RSIS), sob a coordenação do Observatório Nacional; da Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE), coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; da Rede Sismográfica Integrada do Brasil (BRASIS), gerenciada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo; e da Rede Sismográfica do Centro e Norte do Brasil (RSCN), coordenada pela Universidade de Brasília.

A estação sismográfica mais recente em operação foi instalada pelo ON, integrante da RSIS, na Ilha da Trindade, que está localizada a 1.200 km do continente e pertence ao Espírito Santo. Desde outubro a estação fornece dados periodicamente e em breve transmitirá em tempo real para o portal.

"Estações sismográficas fora do continente são essenciais para melhorar a precisão na localização dos epicentros dos sismos (tremores) no Atlântico Sul, que hoje tem um erro de 50 quilômetros nas estimativas", explica o coordenador da RSIS, o pesquisador Sergio Fontes. Ainda este ano, também serão instaladas estações em Abrolhos e Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário