sexta-feira, 21 de novembro de 2014

IBGE mapeia áreas na Amazônia vulneráveis a excesso de chuva

Mapa levou em conta temperatura, quantidade de chuvas e vegetação. Retirada da cobertura vegetal contribui para agressividade climática.


(G1) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta segunda-feira (17), um mapa que mostra as regiões com maior potencial de agressividade climática na Amazônia Legal, região que engloba os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

A agressividade climática foi associada a regiões com excesso de chuva. Um dos fatores que contribuem com esse extremo é a retirada da cobertura vegetal, isso porque a vegetação desempenha o papel de amenizar os efeitos do clima.

Para chegar ao mapa, o instituto levou em conta dados climatológicos - como temperatura e quantidade de chuvas - coletados entre 1960 e 1990. Esses dados foram analisados em conjunto com as características do relevo e da cobertura vegetal da região.

O mapa classifica as áreas da Amazônia Legal em três diferentes classes de agressividade climática: alta (representada por tons vermelhos), média (tons laranja) e baixa (tons verdes). O mapa mostra partes dos estados de Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão com alto potencial de agressividade do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário