quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alunos do Havaí criam purificador de ar para filtrar fumaça de lava vulcânica

Aparelho neutraliza acidez da fumaça que é prejudicial à saúde. Lava de vulcão em atividade avança sobre casas da Grande Ilha.


(Associated Press/G1) Estudantes do Havaí se inspiraram na lava que sai do vulcão Kilauea e ameaça várias casas da Grande Ilha para criar um purificador de ar de fumaça vulcânica. O aparelho criado pelos alunos da Academia de Artes e Ciências de Pahoa puxa a fumaça do ar para um filtro que neutraliza a acidez com um composto semelhante ao bicarbonato de sódio.

As peças do aparelho serão vendido por US$ 100, e um modelo completo vai custar US$ 150. A ideia é aproveitar o lucro para investir em novas pesquisas escolares nas áreas de ciência, tecnologia e matemática.

Os estudantes desenvolvem ainda outros projetos relacionados com a lava, como um sistema proteção aos postes de energia que ficam no caminho ou uma ponte com sistema de refrigeração que permitiria aos motoristas cruzarem trechos cobertos pela lava. As ideias foram apresentadas também à Companhia Elétrica do Havaí.

“É muito bom desenvolver um projeto que vai ajudar a nossa comunidade”, diz o estudante Logan Treaster, de 17 anos. Um colega de classe dele precisou se afastar das aulas por causa da sensibilidade à fumaça vulcânica. “Sempre digo aos alunos: ou você trabalha o problema, ou o problema vai trabalhar para você”, diz o professor Eric Clause.

As erupções do Kilauea, um dos maiores vulcões do mundo, são contínuas desde 1983 e as autoridades vêm monitorando o avanço da lava desde o início de junho. Na semana passada, a lava atingiu a primeira casa em Pahoa, uma pequena cidade de aproximadamente mil habitantes e cujos moradores já estão, há vários dias, em alerta. O Havaí declarou estado de emergência pelo avanço da lava no dia 5 de setembro. O governo federal enviou 80 integrantes da Guarda Nacional e ajuda adicional para a ilha.

As autoridades de saúde alertam que as pessoas que moram perto de regiões atingidas pela lava dos perigos da fumaça proveniente da queima da vegetação. Quem tem problemas respiratórios não deve sair de casa.



----
E mais:
Em atividade (UOL)
----
UPDATE:
Lava de vulcão Kilauea se aproxima de vilarejo no Havaí (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário