sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Novo mapa revela segredos do fundo dos oceanos

Estudo publicado pela revista Science mostra novo mapa com o dobro de detalhes do fundo dos oceanos. Cientistas encontraram cordilheira e vulcões inativos


(Exame) Cientistas produziram o mais detalhado mapa do fundo dos oceanos. A superfície da Terra embaixo dos oceanos é pouco explorada e pouco conhecida de forma geral. Cerca de 90% do fundo do mar ainda não é devidamente mapeado.

As consequências práticas disso ficaram claras recentemente. Essa falta de conhecimento atrapalhou muito as buscas pelo avião do voo MH370 da Malaysia Airlines que se supõe que tenha caído no Oceano Índico.

Para esse mapeamento, os cientistas usaram uma nova técnica. Nada de sondas enviadas para o fundo do mar ou submarinos viajando por horas a fio. Eles fizeram o cruzamento de dados captados por satélites orbitando no espaço.

Pode parecer um contrassenso usar satélites para conhecer o fundo dos oceanos. Mas os cientistas usaram as informações de mudanças de gravidade no campo da Terra. Dessa forma, foi possível “mergulhar” no oceano e mapear tudo que houvesse lá no fundo. O resultado é um mapa com o dobro de precisão do que se tinha até agora.

Graças ao mapeamento, os cientistas descobriram alguns segredos surpreendentes. Milhares de vulcões gigantescos foram encontrados. Medindo até mil metros de altura, todos são inativos hoje.

Os cientistas também encontraram milhares de montes com até 2 quilômetros de altura. Outra descoberta inesperada foi de uma coordilheira de 800 km de extensão. Ela se estende pelo sul do oceano Atlântico e já parou de crescer.

As novas informações podem levar a teses sobre a formação do nosso planeta. O mapa foi realizado por pesquisadores do Centro de Oceanografia Scripps, filiado a Universidade da Califórnia em San Diego.

De acordo com um dos cientistas, o mapa já despertou interesse de empresas petrolíferas. Os novos detalhes poderiam auxilia-las a encontrar possíveis locais para extração de petróleo ou gás natural.

Um comentário:

  1. atrapalhou muito as buscas pelo avião do voo MH370 da Malaysia Airlines que se supõe que tenha caído no Oceano Índico. SEGREDOS SURPREENDENTES.

    ResponderExcluir