quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Em Tomsk foi criado aparelho original para previsão de terremotos


(Voz da Rússia) Os cientistas de Tomsk (Sibéria) criaram um sistema sismológico original. Ele pode registrar oscilações muito ligeiras do solo e a formação de microfissuras na rocha. O aparelho foi testado com sucesso em minas de ferro.

Na sua essência se trata de um sistema de informação que aumenta o nível de segurança do trabalho em minas. Como se sabe, para extrair o minério a rocha normalmente tem de ser detonada. Isso pode provocar diversos tipos de acidentes tecnológicos: derrocadas de solos, terremotos, etc. O sistema criado pelos especialistas de Tomsk será capaz de detetar a tempo esses perigos.

Para os especialistas era importante fabricar um aparelho com o máximo de sensibilidade. As amplitudes de radiação das rochas, que devem ser registradas, são muito pequenas. Distinguir o sinal necessário dos ruídos tecnológicos provocados pelas detonações, ou pelo funcionamento dos sistemas de ventilação, também não é tarefa fácil. Contudo, ela foi solucionada: o sistema terminou com sucesso os testes industriais.

Ele tem por base um registrador de radiações eletromagnéticas que surgem nas minas quando a rocha é fendida. Esse momento é captado e permite construir um esquema dos processos geodinâmicos que ocorrem nos solos. Diz o investigador Alexander Bombizov do gabinete de projetos Smena, de Tomsk:

“O sistema executa em tempo real uma análise específica. Por outras palavras, ele discrimina o sinal útil no meio do ruído de fundo. Até agora nunca tinha sido fabricado qualquer equipamento semelhante para ser utilizado em minas. Aí reside sua originalidade. No mundo existem estudos nesse sentido, mas não existe qualquer invento análogo.”

Uma outra vantagem importante é que o sistema tem um consumo extremamente baixo de energia elétrica e é totalmente autônomo. Estando em regime de funcionamento permanente, e sem substituição de baterias, ele pode funcionar durante quatro dias. O tratamento matemático dos dados recebidos permite minimizar a sobrecarga da linha de comunicação durante a transmissão de informações ao operador, o que também importante para a otimização do processo de funcionamento, referiu o especialista. Segundo o mesmo afirmou, nos próximos dias irão ter lugar mais testes em uma mina de ferro da Sibéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário