segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Vídeo mostra aurora boreal no Alasca resultante de tempestades solares

Tempestades magnéticas atingiram a Terra entre quinta e esta sexta-feira. Segundo agência dos EUA, planeta ainda sente efeito, mas sem danos.



(G1) Um vídeo postado no YouTube mostra o fenômeno da aurora boreal na madrugada desta sexta-feira (12) no céu do Alasca, Estados Unidos. A dança das cores é consequência de duas tempestades solares que atingiram a Terra entre quinta-feira e esta sexta.

A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares. Na Terra, essa energia interage com oxigênio e nitrogênio para produzir um show de luzes vermelhas, verdes e roxas.

No início da semana, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) havia emitido alerta sobre a potência das ejeções de massa coronal (ou CMEs, na sigla em inglês), que poderiam causar interrupções em sinais de GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia.

Individualmente, as tempestades não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para o planeta levou o órgão a divulgar comunicado. Até o momento, nenhum dano grave foi registrado nos sistemas terrestres.

De acordo com site da NOAA, neste sábado a Terra ainda está sob influência da tempestade geomagnética e seus efeitos devem permanecer por um curto prazo.

Com visão privilegiada do fenômeno, o astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional, postou duas fotos mostrando a aurora boreal sobre parte da Terra.
----
Mais imagens aqui



----
E mais:
Tempestade solar já atinge a Terra e astronauta na ISS capta aurora boreal (G1), com matéria similar no UOL
.
A química que rola entre o Sol e a Terra… Saiba mais sobre as erupções solares (O Guardador de Estrelas)
.
Depois da tempestade, a aurora (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Internautas publicam fotos de aurora boreal durante a noite (Terra)
.
Finlândia ganha espetáculo com luzes da aurora boreal (Terra - com vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário