quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Veículo científico desliza rumo ao Pólo Norte


Estação de pesquisas flutuante
(Inovação Tecnológica) Por que construir uma estação fixa no Ártico ou na Antártica se você pode deslizar velozmente para lá e para cá, parando sempre que necessário?

Este é o objetivo da estação de pesquisas móvel Sabvabaa, um termo na língua esquimó que significa "flutuando velozmente sobre alguma coisa".

A bordo, uma equipe mais do que enxuta: o pesquisador Yngve Kristoffersen, da Universidade de Bergen, na Noruega - ele tem 72 anos de idade - e Audun Tholfsen, o único tripulante.

Segundo a revista Science, a estação Sabvabaa começou sua campanha de pesquisas no último dia 30 de Agosto, a 280 quilômetros do Pólo Norte.

O objetivo da missão é coletar amostras de sedimentos para saber mais sobre o comportamento da região ao longo dos ciclos de resfriamento e de aquecimento da Terra.



Aerodeslizador científico
Nos próximos seis meses, o aerodeslizador (hovercraft) irá navegar suavemente rumo ao norte ao longo da Dorsal de Lomonossov, uma grande cadeia de montanhas submersas no Oceano Ártico.

Embora a profundidade mínima do oceano na região seja de quase um quilômetro, o veículo passa com segurança por camadas de gelo de mais de um metro de espessura.

Isto permite que os pesquisadores cheguem a áreas que não podem ser alcançadas por navios quebra-gelos.

Um navio de apoio vai acompanhando a missão ao largo, com o aerodeslizador cobrindo áreas de até 100 km a partir da sua base flutuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário