quarta-feira, 30 de julho de 2014

Em breve vulcão Rainier nos EUA pode explodir de novo


(Voz da Rússia) Philip Wannamaker, geofísico da Universidade de Utah, e os seus colegas criaram um mapa detalhado do reservatório enorme de magma que se encontra debaixo do vulcão Rainier, no estado de Washington.

De acordo com os dados obtidos, este vulcão americano é ativo e pode explodir de novo em breve. Os pesquisadores mediram a rapidez com que a terra conduz a eletricidade e as ondas sísmicas e criaram um mapa de “trajetos” que a rocha magmática, parcialmente fundida, deve seguir para atingir a superfície.

Os cientistas declararam que embora esta pesquisa dos processos de fundição no interior do vulcão seja a mais precisa, o cálculo do momento exato das futuras erupções de Rainier resulta impossível.

O Serviço Geológico dos EUA também descreve o vulcão Rainier como “vulcão ativo que pode entrar novamente na fase de erupção”.

Durante os últimos 11 mil anos Rainier, que tem como base torrentes vulcânicas, cuja idade é 36 milhões de anos, já explodiu dezenas de vezes, cuspindo das suas crateras as cinzas e a pedra-pomes. A ultima erupção deste gigante ocorreu no século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário