terça-feira, 3 de junho de 2014

Derretimento na Antártica começou 5 mil anos antes do previsto

Fenômeno foi iniciado há 20 mil anos, cerca de 5 mil anos antes do que se pensava ser o final da última era glacial, aponta novo estudo


(O Globo) Um novo estudo descobriu que o manto de gelo da Antártica começou a derreter cerca de 5 mil anos antes do que se pensava ser o final da última era glacial - e que o encolhimento da vasta camada de gelo foi acelerada durante oito episódios distintos, fazendo com que o nível do mar subisse rapidamente.

A pesquisa, financiada pela Fundação Nacional de Ciência, é particularmente importante, e vem na esteira de trabalhos recentes que sugerem a desestabilização de parte da camada de gelo da Antártida Ocidental.

Os resultados estão sendo divulgados nesta semana na publicação científica “journalNature”. O trabalho foi conduzido por pesquisadores das universidades de Colônia e Bonn, na Alemanha; do Havaí, nos EUA; de Lapland, na Finlândia; e de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Os cientistas examinaram dois núcleos de sedimentos do mar de Scotia, entre a Antártica e a América do Sul, que continham detritos de icbergs que foram “raspados” pelo movimento do gelo e jogados no mar. Enquanto os icebergs foram derretendo, os sedimentos foram sendo depositados no fundo do mar, dando aos cientistas uma rica fonte de pesquisa para a análise do comportamento do manto de gelo da Antártica.

Os períodos de aumento rápido na quantidade de detrito sugerem que mais icebergs estavam sendo liberados pela camada de gelo da Antártida. Os pesquisadores descobriram um aumento da quantidade de detritos durante oito episódios separados, começando antes de 20 mil anos atrás e continuando a até 9 mil anos atrás. Logo, o derretimento da camada de gelo da Antártida não teve início há 14 mil anos, como se pensava.

A pesquisa também fornece a primeira evidência sólida de que a camada de gelo da Antártida contribuiu para o que é conhecido como “meltwater pulse 1A”, um período de rápido aumento do nível do mar, que começou há cerca de 14,5 mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário