sexta-feira, 9 de maio de 2014

Se a Terra tivesse um teto, existiria vento?

(Oráculo - Super) Vossa Magnificência Oráculo, um dia desses eu perdi minha carona e fui do trabalho para casa a pé. Eu sou de Alagoas e estava derretendo por causa do Sol de meio dia, isso me fez pensar: embora sabendo que é algo impossível, se colocasse um “telhado” em todo o mundo, mais ou menos na altura na camada de ozônio, haveria vento aqui dentro?

O povo clama pela volta da Copa Oráculo e suas perguntas estupendamente estapafúrdias e criativosas! Allan, caro, depende do telhado. Se esse übertelhado não tiver isolante térmico, pouca coisa muda, teoricamente.

Para responder sua inquietante dúvida, contamos com a ajuda de Renato Las Casas, coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG. De acordo com a rotação da Terra, a luz do Sol incide sobre diferentes regiões da atmosfera. Ao receberem a luz com um telhado que não fosse um isolante térmico, essas regiões continuariam sendo aquecidas normalmente. O aquecimento solar provoca diferenças de temperatura na atmosfera. Com temperaturas diferentes, a densidade do ar também muda. A tendência do ar menos denso (o quente) é subir e do ar mais denso (o frio) é descer.

É esse deslocamento de ar que chamamos de vento.

Agora, se vossa senhoria optar por um telhado isolante térmico, isso iria impedir a energia do Sol de chegar até a atmosfera. Assim, não haveria diferenças de temperatura por aqui, e portanto, também não teríamos ventos. Mas também não teríamos plantas, Pepê, Neném, Wagner nem Beethoven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário