terça-feira, 18 de março de 2014

Satélites Ajudam a Verificar Índice de Vegetação do Semiárido


(AEB/Brazilian Space) Utilizando imagens de satélite técnicos do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande (PB), conseguiram elaborar um mapa mostrando o comportamento do índice de vegetação na região do semiárido brasileiro durante todo o ano de 2013 até a última semana de janeiro deste ano. O documento está disponível no site da instituição.

O interesse do INSA em monitorar as condições da vegetação na região foi despertado em função do longo período de estiagem de 2012. Por meio de uma parceria com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o processo de monitoramento se iniciou em 2013.

Segundo os pesquisadores, a chuva ocorrida em fevereiro no Leste do Piauí, Sul do Ceará, Oeste do Sertão de Pernambuco e na Bahia aumentaram consideravelmente o Índice de Vegetação. Em março, mês considerado mais chuvoso na maior parte do Semiárido nordestino, a chuva se concentra mais no Norte do Ceará. De abril a julho de 2013, a vegetação se apresentou em melhores condições hídricas, principalmente no Piauí, Ceará, em grande parte do Semiárido no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Agreste de Pernambuco.

Desde então, com o final do período chuvoso na região, os valores dos índices diminuíram até outubro, meses considerados climatologicamente mais secos na região semiárida brasileira, com exceção do Semiárido de Minas Gerais e Sul da Bahia, onde, ao contrário, neste período se inicia o período chuvoso.

Os índices semanais e mensais para avaliar as condições de vegetação em determinada área da região semiárida brasileira podem ser acompanhados pelo endereço: http://www.insa.gov.br/ndvi

A disponibilização do Índice de Vegetação favorecerá pesquisadores que atuam em diversas áreas relacionadas ao Semiárido como modelagem climática e hidrológica; balanço de carbono, detecção de mudanças climáticas, estimativas de parâmetros da vegetação (cobertura vegetal, índice de área foliar); atividades agrícolas (monitoramento do ciclo de crescimento de culturas, modelagem do crescimento e produtividade de plantações); monitoramento de secas; detecção de desmatamentos, avaliação de áreas queimadas, entre outras aplicações.

Apoio - A disponibilização do Índice de Vegetação favorecerá pesquisadores que atuam em diversas áreas relacionadas ao Semiárido nacional: modelagem climática e hidrológica; balanço de carbono, detecção de mudanças climáticas, estimativas de parâmetros da vegetação (cobertura vegetal, índice de área foliar); atividades agrícolas (monitoramento do ciclo de crescimento de culturas, modelagem do crescimento e produtividade de plantações); monitoramento de secas; detecção de desmatamentos, avaliação de áreas queimadas, entre outras aplicações.

O LAPIS realiza atividades de pesquisa, assistência tecnológica e treinamento de recursos humanos para a recepção, processamento, interpretação e integração de imagens dos satélites da série MeteoSat. Para atender a essa demanda, em 2007, a UFAL instalou e operacionalizou a terceira estação de recepção de imagens do MeteoSat Segunda Geração (MSG) no país. Como atividades de pesquisa e impacto do conhecimento, a equipe do LAPIS elabora aplicativos para tratamento de imagens, disponibiliza produtos meteorológicos e ambientais derivados do MSG para setores operacionais e oferece treinamento na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário