segunda-feira, 10 de março de 2014

Estudo: fortes terremotos podem ter sido provocados pelo Homem


(Apolo11) Geofísicos estadunidenses acreditam que uma série de tremores ocorridos nos EUA em 2011 não foi causada pela natureza, mas induzida pelas intermitentes operações relacionadas à extração de combustíveis fósseis.

De acordo com cientistas do USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o sismo principal atingiu 5.0 magnitudes e foi seguido de centenas de réplicas que foram sentidas na região da cidade de Prague, em Oklahoma, em 5 de novembro de 2011.

Durante as duas últimas décadas, o número de terremotos na região central e leste dos EUA aumentou drasticamente e as atividades industriais podem ser responsáveis por esse aumento.

As Instalações de extração de petróleo e gás natural usam poços subterrâneos vazios como reservatórios para as águas residuais poluídas, não só na região do evento, mas em muitas outras cidades do Arkansas, Texas, Ohio e Colorado.

O crescente uso dessa prática coincidiu com um aumento vertiginoso de tremores no centro dos EUA. Cerca de trezentos terremotos abalaram a região entre 2010 e 2012, em comparação com apenas 21 eventos por ano entre 1967-2000.

"A observação de que os sismos induzidos pelo homem podem desencadear uma avalanche de terremotos, incluindo algum de maior magnitude, tem sérias implicações e chama a atenção para a necessidade de estudos que reduzam o risco sísmico decorrente da prática adotada", disse a coautora do estudo Elizabeth Cochran, ligada ao USGS.

Os estudos mostram que no caso do terremoto de Oklahoma, a falha geológica presente naquela região "saltou" e produziu que o sismo inicial de 5.0 magnitudes, provavelmente em decorrência do bombeamento de águas residuais em um poço vazio. O sismo liberou outras pressões geológicas que anteriormente mantinham a falha em seu lugar, produzindo a série de réplicas observadas.

Uma análise mais precisa mostrou que o epicentro do sismo principal ocorreu a apenas 200 metros do ponto onde a água sob pressão era injetada no poço vazio.

Alguns trabalhos não conclusivos também mostram que o tremor de 5.3 magnitudes ocorrido em Bacia Raton, no Colorado, foi provocado pela alta pressurização de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário